O que é ser Minimalista para mim?


Um post em modo de reflexão!

Esta semana tenho andado desligada do blog e um pouco deste mundo virtual! Tenho andado numa fase mais introspectiva. Motivos? A ansiedade que tenho sentido estes dias para que chegue finalmente o dia de abraçar os meus! Mas estes dias de reflexão têm-me levado a pensar mais no que significa Ser Minimalista para mim. Minimalista! Porquê que eu quero ser minimalista? Eu estou nesta jornada do minimalismo há mais de um ano. O que mudou para mim? 

Para mim ser ou tentar ser minimalista foi uma decisão de querer mudar...de mudar o meu modo de ver e abordar a vida! Foi o chegar ao fim de uma longa reflexão sobre a vida! (ou o começo?) Foi o desejo de ter momentos de qualidade de vida e de sentir liberdade. Liberdade por não estar presa a valores materialistas e hábitos consumistas, mesmo tendo ainda muito que melhorar. Mas só de ter consciência de que este consumismo desenfreado em que vivemos actualmente não é certo e não nos traz felicidade alguma, é um grande passo. Tornar-me minimalista levou assim a uma mudança dos meus valores...valores mais simples. 

Ser minimalista é viver livre de stress e de confusão, porque o minimalismo é simplicidade, é a ausência de excessos, não só materiais como sociais e psicológicos. É ter mais espaço e mais tempo, para focar no que realmente nos interessa: a nossa família, o nosso bem-estar, o que mais gostamos de fazer. Ser minimalista é percorrer um caminho feito de escolhas, porque não é um caminho linear...é um caminho feito de muitas reflexões e de auto-descobertas em todos os níveis da nossa vida. As escolhas são constantes, ora tem-se que escolher se jogamos fora ou não, ora tem-se que escolher se compramos algo ou não. 

Ser minimalista é optar por ter menos, mas melhor. Valorizar mais a qualidade do que a quantidade. Ser minimalista não é viver com pouco...é viver com o suficiente, para isso tem-se mais cuidado a escolher o que comprar. Não há espaço para compras de impulso. Tudo é planeado antes de fazer qualquer tipo de compra. Falo em comprar ou não algo, mas como falo em comprar também poderia falar em ter ou não relações pessoais desnecessárias (alguma amizade que me incomoda), em fazer ou não alguma actividade que gosto menos. "Eu realmente preciso disto? Isto é essencial? Isto é útil?" são questões repetidas diversas vezes no dia-a-dia. 

Li uma vez uma frase mais ou menos assim: "ser minimalista é um dia conseguir realmente ter o controle sobre as nossas vidas, as nossas posses, o nosso tempo, as nossas escolhas". Para mim encaixa perfeitamente naquilo que desejo para a minha vida minimalista. Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas acredito que toda a mudança deve ser feita com calma e bem pensada. Como disse Lao-Tsé, "toda a longa jornada começa com o primeiro passo". Este já está dado!


Sem comentários:

Enviar um comentário